sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016 - E agora, José?



Foto retirada do site GloboEsporte.com

Veja só, que maravilha. O Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos de 2016. A Cidade Maravilhosa derrotou nada mais, nada menos, que Chicago, Tókio e, por fim, Madrid.

Entendo que tudo isso seja muito bonito, muito legal, motivo de orgulho, porém, não compreendo.
Quem conversa comigo sabe que fui contra o Rio sediar as Olimpíadas. Não pelo simples prazer de contrariar a maioria, mas, sim, por saber dos investimentos desastrosos do Pan e das condições precárias que o Brasil oferece para sediar evento de tamanha dimensão. Não, eu não tenho um ódio enrustido pelo Rio de Janeiro. Não, eu não tenho inveja do povo carioca - até porque os considero um povo simpatissíssimo. E, por fim, não, eu não quero que o Brasil continue indo de mal a pior. Pelo contrário! Quero que cresçamos, que nos igualemos às gigantes potências políticas e econômicas do mundo afora. Contudo, já foi provado, da pior maneira, que o Brasil não crescerá com esses eventos (vide Pan) simplesmente porque não há como fazer isso sem que a moral maquiavélica esteja presente. O que acontecerá: políticos (entre outros) corruptos ganhando fortunas em cima do nosso suado dinheiro sem dó, nem piedade, afinal, os fins justificarão os meios. No entanto, assim como aconteceu há alguns anos, o povo não tomará conhecimento das falcatruas de forma imediata,  mas curtirá despreocupadamente o momento de festejo e celebração do esporte. Ainda assim, a sujeira estará lá, embaixo do tapete. Quem assistiu ao documentário O Legado do Pan, exibido pela ESPN, sabe muito bem do que eu estou falando.

Por isso, eu reforço: não é puro ódio e conformismo: é realidade! Sabemos o que nos aguarda. Sim, o Rio se modernizará até 2016. Por outro lado, os traficantes não irão se mudar para Madrid, as favelas não sumirão do mapa carioca/brasileiro, o Brasil não ficará mais rico (pelo contrário), os políticos não investirão pensando no bem da população em geral. Ou seja, NÃO, não evoluiremos enquanto nação.
A corrupção continuará, bem como a pobreza. E para quem pensa consigo mesmo: mas continuaria do mesmo jeito... Eu vos respondo: não, não continuaria do mesmo jeito. As proporções aumentariam - e aumentarão  - gigantescamente. Dê oportunidade a um ladrão de roubar uma vez, e ele irá roubar uma vez. Dê a ele centenas de oportunidades de roubar, e ele o fará centenas de vezes. Agora pense num bando de milhares de ladrões roubando às custas do nosso dinheiro. Faça as contas, multiplique! A verdade é triste, mas não pode, e nem deve, ser ignorada.

Desculpem aqueles que tem opinião contrária a minha - eu respeito. No entanto, depois do que vi hoje, não pude deixar de constatar que brasileiro gosta mesmo é de Pão e Circo.


Saudações avaianas,
Fernanda Aline

7 comentários:

  1. Texto impecável, Fernanda. Voto com a relatora.

    ResponderExcluir
  2. O otimismos e a perseverança de melhora, nas condições morais nacional não existem. Não é pedir para ser otimista inocente, mas sim olhar para o futuro com o ensejo de melhor. Fácil não é, mas impossível também não.
    Porém, concordo quando falas que o brasileiro gosta de Pão e Circo. Olhamos para a nossa política prestando atenção e dando importancia apenas para os podres da política. Gostamos da tragédia, olhamos com mais atenção para o erros, e nessa toada não damos o devido valor para uma nação que quer crescer, que quer ser melhor.
    Otimismo? Sim. Inocente? Não.
    Temos de elevar os bons exemplo, projeta-los, ser mais perseverantes e ter mais orgulho do nosso país, e melhor, tantar melhorar. Me nego a olhar sem perseverança para o país onde eu terei meu futuro, e muito provavelmente meus filhos e netos.
    Não podemos nos entregar, e agarrar as oportunidades de melhora. Isso sim.
    Mas bom texto, por mais que me pareça positivista demais quanto a podridão no país. Nem tudo são trevas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda... primeiro de tudo... parabéns pelo Blog e parabéns pela coragem de, como você diz, ir contra a maioria...

    Porém, gostaria de discordar... ainda que levemente... Fernanda, acho que a questão das olímpiadas no Brasil, tá muito mais para negócios do que para Olimpíadas prórpiamente dita. E neste contexto, mesmo com todos os superfaturamentos possíveis o retorno ainda será maior.

    E quais são os retornos? Primeiro e acho que mais importantes de todos: mídia gratuita. Quantas emissoras de televisão diferentes existem no planeta? Quantos jornais impressos e virtuais diferentes existem no planeta? Todos eles farão reportagnes sobre as olípiadas 2016. E, como já sabemos, sempre tem aquelas reportagens "ambientando" a audiência, mostrando quem é o Brasil, mostrando quem é o Rio de Janeiro. Exposição é fundamental na indústria do turismo, que a a industria que mais cresce no mundo.

    Fora essas matérias de ambientação, qualquer chamada pode render publicide. Lembro, por exemplo, do último jogo da seleção contra a Argentina, em Rosário, sempre que qualquer notícia banal sobre o Brasil era dada, era feira a beira de um lago maravilhoso. Eu, sinceramente, procurei no google onde era rosário e procurei sabe o que tinha pra fazer lá... somada as reportagens de ambientação que davam conta que era uma cidade com mulheres muito bonitas (não que me interesse, sou casado hehe) e que era a cidade natal do Che Guevara, meu ídolo. Olha... pq não consegui férias... quase fui....

    Também há matérias sobre nossa música, nossa cultura... não se espante se nossos artistas começarem a vender mais seus discos na Europa ou na África, ou se nossos atores começarem a serem chamados para peças no exterior...

    Sem contar, que de uma forma geral, fortalece a nossa marca... pode não ter sentido nenhum... mas por algum motivo de tanta exposição na "marca Brasil", por algum motivo as pessoas passem a preferir comprar produtos brasileiros à argentinos, por exemplo....

    Sem contar, no investimento que é feito no brasil, que gerá emprego, qualificação e oportunidades... essa parte eu sei que benificia mais os habitantes da cidade maravilhosa...

    Mas, ainda por último e não mesno importante... é a copa do mundo e logo em seguida as olimpíadas vai apenas servir de simbolismo desta fase extraordinária que nosso país passa... hoje somos um dos grandes Players da economia mundial... a pouco mais de 8 anos se dizia muito "se a europa ou EUA tem uma gripe, o Brasil cai de cama"... hoje é diferente, não somos mais um país que convalece a cada pequena crise, pelo contrário, fomos um dos países que passaram mais sobriamente pela última crise, a maior dos últimos tempos... hoje somos um país que ajuda a capitanear o mundo durante uma crise... não tomamos as decisões sozinhos, como os EUA faziam outrora, mas certamente, uma das mãos firmes no leme é a nossa.

    Certamente, a realização da Copa e das Olimpíadas será um marco. Um momento que o Brasil vai dizer ao mundo, e aos próprios brasileiros: Feliz Brasil Novo!!!

    ResponderExcluir
  4. A minha pergunta é: não há um jeito mais fácil de desembolsar dinheiro para ajudar no desenvolvimento do Brasil, digo, sem que seja preciso dar brecha à corrupção? Acho que tanta verba poderia ser investida diretamente em questões maiores e urgentes, como a fome, por exemplo. Sim, há muita gente passando fome no Brasil, mas parece que isso se tornou mero detalhe. Vamos festar primeiro, depois a gente ajuda o povo. Acho um tanto quanto displicente. Enfim, é só a minha opinião. Respeito e entendo os argumentos de cada um, tanto do Tainha (chato), quanto do Fernando.

    P.S.: "Feliz Brasil Novo" para alguns poucos. A maioria continuará vivendo de forma precária. ;)

    Saudações avaianas :-)

    ResponderExcluir
  5. Concordo a respeito de que o nosso país não é um país sério,politicamente falando, mas também ai, é bater no pecado e acariciar o pecador. Fico com uma frase do Guto. “Não podemos ser contra os grandes eventos e sim contra a corrupção"

    ResponderExcluir
  6. Opa, Seu Cunha me trouxe pro bate-papo, então vamos lá.

    acredito que o nosso problema (do nosso país) é a corrupção, a roubalheira, os desvios de verba pública, etc e tal... e não os grandes eventos.

    Sendo assim, será que não podemos inverter o raciocínio? No lugar do 'a olimpíada é um facilitador da corrupção' pq não o 'vamos utilizar a olimpíada para pegar os corruptos, os ladrões'

    Os problemas existem, mas as oportunidades para acabar com eles tbm.

    Não podemos é entrar na onda de que quem é a favor só pode falar bem e quem é contra só vê erros. A discussão é boa, tem que existir e temos que evoluir nela.

    Abraços e bom final de semana a todos,
    Guto

    ResponderExcluir
  7. Fernanda... é claro que temos que nos preocupar com fome e estas questões... não quero partidarizar a discussão... mas se vc tem esse tipo de preocupação, sabe que nos últimos anos muita coisa foi feita nesse sentido, com um combate a fome através de programas assistênciais, geração de mais de 10 milhoões de empregos, elevação do salário mínimo e da renda de uma forma geral...

    Como lhe expliquei acima, é uma questão matemática... se vc investe 1.000 direto no combate a fome através do Bolsa família, por exemplo, você pode, talvez, mastar a fome de uma família por 3 meses, talvez. Mas se vc investe 1.000 num evento que vai aumentar o turismo naquela cidade, isso gera empregos e vc pode livrar essa pessoas de BF, dando a ela um emprego....

    É uma questão matemática, que podemos discordar, mas eu acredito que o retorno é maior que o dinheiro investido.

    Quando te disse feliz brasil novo, não foi pra alguns não... foi para quem sabe, um dos 10 milhões que conseguiram empregos nos últimos anos, ou para una dos 18 milhões que viram chegar a energia elétrica em suas casas (é... 10% da população do brasil não tinha energia elétrica em 2002), é para os milhões que tiveram seus salários aumentados em função do aumento do salário mínimo (lembrando que não se favorece quem recebe o mísero salário mínimo, mas as outras categorias tb... que com o aumento do salário mínimo tem melhores patamares para discutir com patrões seus aumentos de 2003 pra cá 85% dos sindicatos tiveram ganho real, acima da inflação)....

    Enfim... o Brasil está melhorando... e melhorando para todos.... E isso não é coisa do Lula não... é coisa do País... acho que FHC deu sua contribuição, estabilizando a economia... e Lula deu seu pitaco aumentando o poder de compra das classes mais baixas, fortificando assim a economia como um todo.... Mas, nenhum desses dois são os grandes responsáveis... o responsável é o próprio brasileiro... que trabalha sim... e muito....

    Acho que os último 16 anos, mostraram que um governo só não pode ser ruim de mais... não atrapalhando muito, o Brasil chega lá....

    Infelizmente o brasileiro ainda se vê com desdèm...por causa de uma mídia fascista que faz debate eleitoral em vez de dar notícias...

    ResponderExcluir